Como crescer profissionalmente mesmo durante a crise

Uma forte crise abala o mercado de trabalho desde o início de 2016. Neste meio, conta-se algo em torno de 14 milhões de desempregados em todo o país. No mercado de TI não foi diferente, e vimos a oferta de trabalho cair e os salários ruírem para a maioria dos profissionais.

pnad-taxa-desocupacao

E ainda tem aqueles que estão se desdobrando para se manterem no emprego, ao verem colegas e mais colegas sendo demitidos, se vêem em situação delicada e acabam por abdicar de crescimento profissional no momento, seja por excesso de trabalho causado pela ausência dos profissionais cortados, seja por estarem preocupados com o próprio emprego e tentarem se tornar “indispensáveis” para a empresa.

Mas existe um outro caminho: a reinvenção. Um momento de crise nos faz repensar os rumos de uma carreira e também repensar nossas escolhas de vida. Aqui, deixo minha contribuição para quem pensa em trilhar um caminho diferente e continuar crescendo profissionalmente mesmo num momento de crise:

1. Estude

Sei que parece óbvio, mas não é. Estude mais – e não somente sobre sua área de atuação. Aqui, falo sobre Análise de Negócios. No entanto, estudo Análise de Negócios, Marketing Digital, tendências do mercado de TI nos próximos anos, blockchain, Experiência do Cliente, Mercado Financeiro e algumas aulinhas de caligrafia no youtube, para fazer belíssimas artes como esta:

18589059_10210979023484768_3090468501347063626_o

Você pode pensar que não é relevante pra sua carreira fazer aulas de caligrafia ou crochê. Mas na hora em que você precisa daquele rompante de criatividade, é daí que ela vem.

2. Frequente feiras, workshops, meetups…

Existem muitos eventos gratuitos e com taxas baixíssimas, onde você pode conhecer mais gente e aprender com elas. As pessoas são diferentes e todas elas têm o que ensinar. Aprenda!

Falando nisso, o grupo Análise de Negócios está querendo promover um round table de Análise de Negócios, me diz o que você gostaria de saber mais?

3. Estabeleça um objetivo de crescimento

Inclusive, este item aqui deveria ser o número 1. Crescimento profissional não tem a ver apenas com dinheiro. Tem a ver com fazer sua parte para contribuir com o mundo! A recompensa sempre vem!

4. Ensine

Aprendeu um pouco? Divida! Divida sempre. Assim como procuramos pessoas que podem nos ensinar, nós devemos dar também um pouco de nós.

As crises são cíclicas e passam. Nem sempre é possível buscar um objetivo financeiro durante uma crise econômica, e se é possível pode ser bem difícil e até frustrante. Proponho que, por um momento, olhe ao redor e trabalhe para ser uma pessoa melhor.

Durante a crise, você verá pequenos ganhos pessoais. Quando a crise passar, todos sairão ganhando.

curte-compartilha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s