Até quando você vai ganhar dinheiro criando o caos?

Nesses 13 anos em consultorias, vi atitudes executivas bastante peculiares. Entretanto, uma delas me chamou bastante a atenção e é o foco deste artigo: O fato de criar o caos para vender a solução.

Eu nunca entendi esse tipo de abordagem, porque acredito em relacionamentos com clientes a longo prazo. Mas eis o que acontece: Uma determinada empresa é contratada para executar um projeto, e durante a execução do projeto decisões ruins são tomadas, porque a consequência seria vender mais horas para consertar o problema. Alguém já passou por isso?

Como a embaixadora do cliente, nunca me senti confortável com esse tipo de ação, sendo ela uma decisão isolada e ruim, ou apenas uma decisão pensada para causar mais danos ao cliente.

O que me deixa feliz apesar de tudo é que isso mudou nos últimos anos. As empresas estão mais focadas em resultados de valor e mais ágeis, redução de desperdício e foco no cliente final. É isso que vai mantê-las vivas! E aos poucos, este tipo de pensamento tende à extinção.

Numa mentalidade Growth Hacker, o foco das vendas e do marketing está passando a ser ‘atender necessidades’ ao invés de ‘criar necessidades’. E esse pensamento será o nosso trabalho daqui pra frente.

E você? Ainda cria o temporal pra vender guarda-chuva? Ou ajuda o seu cliente a construir um abrigo?

curte-compartilha

2 comentários em “Até quando você vai ganhar dinheiro criando o caos?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s