Onde você se vê daqui a 5 anos? Quais são seus planos a longo prazo?

*Publicado originalmente em 25 de agosto de 2016 no LinkedIn.

Depois de um período de pausa em minha carreira, estou retornando ao mercado de trabalho.

Sempre lido com este tipo de situação da forma mais descomplicada possível. Se eu domino algum assunto, tudo bem, se não domino, procuro estudar. Procuro sempre estudar novos nomes, novas tecnologiasmesmo que a nova tecnologia não se enquadre em meu cargo atual ou tenha tido quaisquer experiências com tal tecnologia. Quem sabe?

No entanto, nas últimas semanas, fui surpreendida com uma pergunta bem comum nos ambientes corporativos e principalmente de RH: Onde você se vê daqui 5 anos? 10 anos? Quais são seus planos a longo prazo? Me lembro que tentei ser o mais sincera possível, dizer algumas coisas que pretendo fazer ou pretendo estudar, mas o principal: Que pretendo ser melhor do que sou hoje.

Há 5 anos atrás eu possuía um plano para minha carreira, e não correu bem como o esperado. Não estou no lugar onde esperava estar, e nem quero mais estar nesse lugar. No meio do caminho os planos mudaram, eu mudei.

Aprendi a criar planos de curto prazo, de médio prazo. Cinco anos para quem trabalha com Projetos de TI é muita coisa. Vive-se 5 anos em 5 meses, temos experiências que nos tiram o fôlego, que são apaixonantes, que nos destroem e que nos reconstroem em um curtíssimo espaço de tempo. Conhecemos pessoas que temos contato diário, e no ano seguinte são apenas mais um contato de trabalho, cuja distância é ampliada pelos longos horários de expediente e prazos a serem cumpridos.

Aprendi que tirar planos do papel é executá-los ainda hoje, e que o amanhã é um reflexo do que faço todos os dias. Que o que vale de verdade é a trajetória.

E você, o que pensa sobre isso?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s