Analista de Requisitos e de Negócios, são a mesma coisa?

Olhando as vagas abertas para Analistas, muitas vezes vejo nas descrições: Analista de Requisitos e Negócios.

Mas são a mesma coisa? Podemos dizer que sim e não.

AC-AnaliseDeNegocios

Explico:

A Análise de Requisitos está num subconjunto das áreas de conhecimento de Análise de Negócios, segundo o BABOK.

O BABOK define, como atividade de análise de requisitos:

A área de conhecimento sobre Análise de Requisitos e Definição de Design descreve as tarefas que os analistas de negócios executam para estruturar e organizar os requisitos descobertos durante as atividades de elicitação, especificação e modelagem e projeto de requisitos e, validar e verificar informações, identificar opções de solução que atendem as necessidades do negócio, e estimar o potencial valor que poderia ser realizado para cada opção de solução. Esta área de conhecimento cobre as atividades incrementais e iterativas que vão do conceito inicial e exploração da necessidade através da transformação dessas necessidades em uma solução específica recomendada.
Tanto os requisitos quanto os desenhos são ferramentas importantes usadas pelos analistas de negócios para definir e orientar a mudança.

Já como Analista de Negócios, o BABOK define:

A análise de negócios é a prática de viabilizar mudanças em uma empresa, definindo necessidades e recomendações de soluções que proporcionam valor às partes interessadas. A análise de negócios permite que uma empresa articule as necessidades e a lógica da mudança, e para projetar e descrever soluções que podem oferecer valor. A análise de negócios é realizada em uma variedade de iniciativas dentro de uma empresa. As iniciativas podem ser estratégicas, táticas ou operacionais. A análise de negócios pode ser realizada dentro dos limites de um projeto ou em toda a evolução e melhoria contínua da empresa. Pode ser usada para entender o estado atual, para definir o estado futuro e determinar as atividades necessárias para se deslocar do estado atual para o futuro.

Perceba que embora a Análise de Requisitos complemente a Análise de Negócios, uma tem o escopo de trabalho mais limitado que a outra.

A boa notícia é que executando bem a Análise de Requisitos, é possível alçar novos voos na carreira sendo Analista de Negócios!

 

curte-compartilha

 

 

Comentários

2 respostas a “Analista de Requisitos e de Negócios, são a mesma coisa?”

  1. Avatar de Aline
    Aline

    Muito bom! Adorei o artigo!!!

    Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.